MEDALHA PERNAMBUCANA DO MÉRITO BOMBEIRO MILITAR
A Medalha Pernambucana do Mérito foi criada pelo Decreto nº 19.377, de 11 de outubro de 1996, pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, e constitui a mais alta condecoração do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A medalha é oferecida a bombeiros, personalidades, autoridades civis e militares, instituições públicas e entidades privadas a fim de reconhecer relevantes serviços prestados à corporação em prol da causa pública. Os agraciados recebem a comenda, no mês de outubro, durante solenidade militar que faz parte da programação de aniversário do CBMPE.
MEDALHA DO TEMPO DE SERVIÇO
A Medalha de Tempo de Serviço foi criada por meio do Decreto nº 23.595, de 13 de setembro de 2001, com o objetivo de reconhecer e recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças em serviço ativo. A condecoração é concedida a militares que completam decênios na corporação, destacando-se no trabalho operacional e administrativo, além de demonstrarem respeito ao pundonor militar e ao decoro da classe.
1- Medalha de Tempo de Serviço – 10 anos. Comenda bronze com uma estrela que representa um decênio de atividade bombeiro militar.
2- Medalha de Tempo de Serviço – 20 anos. Comenda prateada com duas estrelas que representam cada uma um decênio de atividade bombeiro militar.
3- Medalha de Tempo de Serviço – 30 anos. Comenda dourada com três estrelas que representam cada uma um decênio de atividade bombeiro militar.
MEDALHA BRANTMEESTERS
A Medalha Brantmeesters foi criada por meio do Decreto nº 23.385, de 02 de Julho de 2001, e leva o nome do primeiro serviço de incêndio das Américas instituído em 1936. Em virtude disso, a comenda é concedida aos discentes que conquistam a primeira colocação em cursos de formação, habilitação, aperfeiçoamento e superior oferecidos pelo CBMPE.
1- Medalha com capacete branco e passador de ouro é concedida ao 1º colocado (a) no Curso Superior de Bombeiro.
2- Medalha com capacete branco e passador de prata é concedida ao 1º colocado (a) no Curso de Aperfeiçoamento de Oficias.
3- Medalha com capacete branco e passador de bronze é concedida ao 1º colocado (a) dos cursos de Formação de Oficiais e Habilitação de Oficiais.
4- Medalha com capacete preto e passador de ouro é concedida ao 1º colocado (a) no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.
5- Medalha com capacete preto e passador de prata é concedida ao 1º colocado (a) no Curso de Formação de Sargentos.
6- Medalha com capacete preto e passador de bronze é concedida ao 1º colocado (a) nos Cursos de Formação de Cabos e Soldados.
| | |
| | |